SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56NOVOS ARRANJOS FAMILIARES E HOMOPARENTALIDADE: UMA APRECIAÇÃO DO JOGO DA VIDA “FAMÍLIAS MODERNAS”TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE SEGUNDO A VISÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

VIEIRAS, Rosinei Ronconi; TRISTAO, Martha  e  SEPULCRI, Bruna Neitzel. HÁ VIDA NA ESCOLA E ESCOLA NA VIDA: ALGUMAS PROVOCAÇÕES A PARTIR DO PROJETO DE LEI “ESCOLA SEM PARTIDO”. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8544.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8544.

O artigo em questão tem como objetivo principal problematizar e analisar a relação de congruência permanente entre escolasociedades, visando potencializar um processo de aprendizagem que seja/esteja voltado para a produção de outras relações, valorizando a pluralidade de experiências e conhecimentos existentes e constantes entre esses espaços. Nessas discussões, pensadores como Morin (1991), Santos (2010), Alves (2008) e Maturana (2009) correspondem a alguns dos intercessores teóricos com os quais procuramos nos envolver. Tendo como enfoque a proposta de lei denominada “Escola sem Partido”, que visa retroceder e “robotizar” o processo educacional e seus sujeitos, discute-se a relação da racionalidade hegemônica moderna, com sua perspectiva dualista e fragmentária de entendimento da realidade, com essa proposta de lei, cuja lógica comporta e implica a possibilidade de neutralidade da escola em relação ao que se passa na sociedade. Além disso, o artigo aborda, também, a necessidade urgente de um questionamento permanente da ideia dicotômica e reducionista com que é tratada a relação da escola com a sociedade, propondo, assim, a recusa a qualquer proposta/projeto ou mesmo modelo que submeta ou limite a liberdade do pensamento no ambiente escolar.

Palavras-chave : Educação; Sociedade; Escola Sem Partido..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )