SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56HÁ VIDA NA ESCOLA E ESCOLA NA VIDA: ALGUMAS PROVOCAÇÕES A PARTIR DO PROJETO DE LEI “ESCOLA SEM PARTIDO”UM OLHAR SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA: PRÁTICAS DOCENTES PREDOMINANTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

IDEM, Rita de Cássia  e  SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DOCENTE SEGUNDO A VISÃO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8501.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8501.

Este estudo qualitativo objetivou apresentar e discutir as visões de futuras docentes em relação à integração das tecnologias digitais no ensino de Matemática e na formação de professores. Participaram da pesquisa, quatro estudantes em níveis distintos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista. Os dados foram produzidos por meio de gravação em áudio no contexto de um curso de extensão universitária, que configura o cenário da pesquisa. Esse curso teve como público-alvo professores e futuros professores de Matemática e abordou as possibilidades do GeoGebra para o ensino e para a aprendizagem de Geometrias Plana e Espacial, além de promover discussões sobre a integração das tecnologias digitais no ensino. Este estudo que se apresenta foca em uma discussão ocorrida em um dos encontros do curso. Essa discussão foi considerada uma entrevista coletiva e foi analisada à luz de processos qualitativos. Os resultados, que são apresentados por meio de categorias e subcategorias, evidenciam que as estudantes consideram que as tecnologias digitais são importantes tanto no aprendizado de conteúdos matemáticos, como na formação dos futuros professores, mas avaliam que essa temática tem sido negligenciada em sua própria formação docente e no ensino de Matemática na Educação Básica.

Palavras-chave : Educação matemática; Formação inicial de professores; Tecnologias digitais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )