SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56NEOLIBERALISMO EM QUESTÃO: INFLUÊNCIAS NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO E NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTOA CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA ESCOLA: PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NA TOMADA DE DECISÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Mariana Carreira  e  RAMOS, Daniela Karine. JOGOS COGNITIVOS NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE O APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e11199.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11199.

Este estudo visa identificar quais são as possibilidades oferecidas pelo uso dos jogos, analógicos e digitais, para o exercício das funções executivas e, consequentemente, melhoraria das condições para a aprendizagem escolar na percepção das crianças. Para tanto, analisa-se uma experiência realizada em uma escola pública com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de um projeto que propunha o uso dos jogos cognitivos analógicos, como jogos de tabuleiro e desafio, e digitais, com o uso do aplicativo Escola do Cérebro para exercitar habilidades cognitivas importantes à aprendizagem. Utilizando a abordagem qualitativa os dados foram coletados através de observações participativas durante a aplicação dos jogos, análise dessas observações, questionários aplicados e entrevistas realizadas com as crianças ao longo do projeto. As categorias descritivas utilizadas para que a análise e interpretações foram jogos, motivação e aprendizagem. Os resultados apontam que trabalhar com jogos torna o processo de aprendizagem prazeroso e atrativo para as crianças. Também indicam contribuições positivas em relação a aprendizagem de habilidades cognitivas e ao desenvolvimento de habilidades relacionadas as funções executivas.

Palavras-chave : Aprendizagem; Escola; Jogos; Processo cognitivo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )