SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA ESCOLA: PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NA TOMADA DE DECISÕESAS MÍDIAS DIGITAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

FERREIRA, Alessandra Amaral  e  SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. O BRINCAR DAS CRIANÇAS NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: TENSÕES ENTRE AS FRONTEIRAS TERRITORIAIS E AS CULTURAS INFANTIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e11234.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11234.

O artigo se sustenta na defesa da educação integral em tempo integral na Educação Infantil e visa contribuir para ampliar o debate nesse campo, ao tomar como objeto o brincar das crianças de 5 anos, em uma escola municipal, na qual elas permanecem 8 horas diárias. Como questão norteadora, indaga-se sobre as configurações do brincar dessas crianças na Escola em Tempo Integral. O referencial teórico estabelece um diálogo com autores da Sociologia da Infância que reconhecem a centralidade do brincar como constitutivo das culturas infantis, e autores do campo da Geografia que tematizam território e territorialidade. Participam do estudo 22 crianças e, para capturar as configurações do brincar, foram utilizados para a coleta dos dados: observação do cotidiano da escola, análise de documentos e rodas de conversa com as crianças. A análise coloca em evidência as tensões entre as culturas infantis e as fronteiras territoriais que buscam conformar o brincar das crianças na Escola em Tempo Integral (ETI). Os resultados indicam a forma escolar presente nas configurações do brincar e os escapes propiciados pelas práticas do brincar na imbricação território/territorialidade. As conclusões permitem refletir sobre a necessidade de reconhecimento, no tempo integral, de que o brincar é parte da cultura infantil, tem centralidade na infância e, portanto, é um direito das crianças.

Palavras-chave : Brincar; Educação infantil; Tempo integral..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )