SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56O BRINCAR DAS CRIANÇAS NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: TENSÕES ENTRE AS FRONTEIRAS TERRITORIAIS E AS CULTURAS INFANTISA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL FACE AO DISCURSO POLÍTICO DO ENVELHECIMENTO ATIVO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SANTOS, Jonathas Fontes; PORTO, Cristiane de Magalhães  e  SANTOS, Isabella Silva dos. AS MÍDIAS DIGITAIS NA PRÉ-ESCOLA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e13436.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13436.

O artigo defende que a pré-escola se aproxime das inclinações e oportunidades intrínsecas às mídias digitais. O objetivo é analisar se intentos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) corroboram com esse movimento aproximativo. Para isso, num movimento reflexivo discute-se sobre as ‘competências gerais’, os ‘direitos de aprendizagem e desenvolvimento’ e os ‘campos de experiências’ definidos na BNCC, com intuito de perceber possíveis aproximações entre a Educação Infantil (EI) e o contexto das mídias digitais. Constata-se que há uma relação paradoxal na BNCC entre aquilo que as competências gerais recomendam acerca das mídias digitais para toda a Educação Básica e aquilo que é proposto na própria base nacional, especificamente, para a EI. Paradoxos nesse sentido só fortalecem ainda mais o distanciamento existente entre a pré-escola e as mídias digitais em suas oportunidades e inclinações. Com isso, conclui-se que um movimento de aproximação entre pré-escola e mídias digitais demanda esforços investigativos que contraponham o distanciamento que ainda persiste na contemporaneidade.

Palavras-chave : Cibercultura; Educação básica; Infância..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )