SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS NO PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DIÁLOGOS COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃOOS CAMINHOS DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E EM PORTUGAL: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Katiane Vargens de; MACHADO, Neli Teresinha Galarce  e  KREUTZ, Marcos Rogério. APRENDIZAGENS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS E O EMPODERAMENTO FEMININO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e10779.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.10779.

O estudo em tela insere-se numa perspectiva atual e importante de análise da realidade feminina no Brasil. Ao entender as vivências das mulheres de uma associação na Amazônia mato-grossense como protagonistas de suas vidas, a pesquisa aborda um tema de relevância no contexto da academia e também para a instrumentalização e a avaliação de políticas públicas na área. Este artigo, que aborda a participação das mulheres em associações como elemento para o empoderamento social, está apoiado em pesquisa empírica. A produção dos dados adveio de grupos focais. A Associação de Mulheres “Cantinho da Amazônia” está localizada na Amazônia mato-grossense, na região do arco do desmatamento, mais precisamente no assentamento “Vale do Amanhecer”, a 14 km da sede do município de Juruena, pertencente ao estado de Mato Grosso. O enfoque teórico proposto permite uma articulação entre as propostas de uma educação não formal, as vivências e práticas que alteram o coletivo da comunidade e os efeitos na vida das mulheres, sob a perspectiva do empoderamento. À luz das análises, constatou-se que as ações da associação por si só não levam ao empoderamento; contudo, elas possibilitam momentos que podem ser pontes para que os sujeitos desenvolvam habilidades para se fortalecerem e se conscientizarem coletivamente.

Palavras-chave : Associações; Empoderamento; Mulheres; Vivências..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )