SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número56OS CAMINHOS DA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL E EM PORTUGAL: CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

DUARTE, José B.. PAUPERIZAÇÃO, CONSUMISMO, SUPERSTIÇÕES E PEDAGOGIA SOCIAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e11504.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11504.

Este ensaio procura responder a uma questão tripartida: Como pode a pedagogia social reagir face 1) ao crescente “precariado” ou pauperização que ameaça os trabalhadores de todo o mundo, 2) à alienação consumista promovida pela poderosa publicidade assegurada pelo capitalismo internacional, 3) a outras formas de alienação como a pseudociência e as múltiplas superstições, fenómenos espalhados por todo o mundo, sob diferentes formas? Com base em diferentes autores (entre eles Standing, Marcuse, Bauman, Sagan e Popper) argumentamos que à escola, à comunicação social e às organizações sociais, ligadas a autarquias ou a associações populares, compete promover uma reflexão fundamental quanto à ameaça de pauperização que paira sobre a humanidade e quanto à atmosfera do consumismo promovida pelas forças do mercado globalizado. Mas é imperativo também que essas mesmas agências de pedagogia social promovam o debate sobre a pseudociência e as múltiplas formas de superstição, de modo a desenvolver na sociedade atual a consciência crítica face a todas as formas de alienação e o acesso a uma visão de base científica sobre a história da humanidade e do universo.

Palavras-chave : Alienação; Educação científica; Pseudociência; Superstições..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )