SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número57FORMAÇÃO DOCENTE E TRABALHO EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕESDEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS NOS ESCRITOS FREIREANOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MOTA, Charles Maycon de Almeida; SILVA, Fabricio Oliveira da  e  RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. DOCÊNCIA E CONHECIMENTO DE SI: ESPAÇO FORMATIVO EM CLASSES MULTISSERIADAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e14541.  Epub 05-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.14541.

O presente estudo trata da formação docente a partir do conhecimento de si, enquanto espaço de formação e de atuação profissional em classes multisseriadas. Objetivou-se compreender como os professores lidam e refletem sobre as diferenças em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa-formação desenvolvida com três professores que vivem e convivem em contextos rurais em um município do interior da Bahia. Esta pesquisa é fundamentada no método (auto)biográfico. Como dispositivo de recolha de informações, utilizaram-se as narrativas. Percebeu-se que o conhecimento de si, como espaço de formação, desencadeia uma auto, eco e coformação, como princípios formativos que transversalizam o fazer docente em contextos de diversidade.

Palavras-chave : classes multissseriadas; conhecimento de si; formação docente; ruralidades contemporâneas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )