SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número58O CAMINHO SE FAZ CAMINHANDO: HISTÓRIAS DE VIDA E DE APRENDIZAGEM NA CONSTITUIÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DO(A) EDUCADOR(A) SOCIALFormação humana e o Ensino Religioso na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SANTOS, Marlene Oliveira dos. PROFESSORAS E BEBÊS: UMA DOCÊNCIA INTERPRETATIVA-RELACIONAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e13507.  Epub 06-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13507.

O presente artigo discute a docência interpretativa-relacional na Educação Infantil. Os principais argumentos teóricos dialogam com estudos de Tardif, Lessard, Martins Filho, Delgado, Heidegger e outros pesquisadores do campo da Educação Infantil. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, escutou seis professoras que exerceram a docência com bebês na rede pública de ensino de um município brasileiro. As narrativas de cada docente foram ouvidas em encontros denominados Tertúlias Narrativas. Concluiu-se que a docência interpretativa-relacional é experienciada cotidianamente por professoras e bebês e que toda interpretação vem acompanhada de uma ação, pois quando a professora interpreta, ela age, estabelece relação e se move em direção ao bebê, reconhecendo-o como um sujeito potente, capaz e criativo, princípio fundante para o trabalho pedagógico.

Palavras-chave : bebês; docência; educação infantil; professoras..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )