SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL: DO TERCEIRO SETOR AO PROCESSO DE PRIVATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIORA POTÊNCIA E ATUALIDADE DA OBRA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO FRENTE A ATUAL ONDA NEOCONSERVADORA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SILVA, Matheus Bernardo. ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.59, e11579.  Epub 07-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11579.

O presente texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a formação de professores a partir de uma perspectiva da educação popular. Como hipótese, acredita-se que a formação de professores em prol de uma transformação social deve estar atrelada aos interesses da classe subalterna. Para tanto, o processo educativo implica em uma atividade educacional sistematizada, cuja concepção de mundo se dá por meio de uma prática transformadora. Refere-se, portanto, a uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, utilizando, principalmente, o aporte teórico-metodológico da pedagogia histórico-crítica, em especial, a produção de Dermeval Saviani. A hipótese é confirmada a partir do aporte teórico-metodológico, pois o desenvolvimento de uma consciência de classe ocorre por meio da apropriação, pelos membros da classe subalterna, do conhecimento historicamente sistematizado, partindo de uma compreensão política da situação atual, que é condição imprescindível para a transformação social.

Palavras-chave : atividade educacional sistematizada; consciência crítica; educação popular; formação de professores..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )