SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número59A CONCILIAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO ESPORTIVA E A ESCOLAR: UMA JOGADA PERFEITA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

SOARES, Rodrigo Lemos; BUSSOLETTI, Denise Marcos; SOUZA, Ariana  e  PEREIRA, Gustavo Henrique. PEDAGOGIAS DOS TERREIROS: AÇÕES DE ENSINO EDUCATIVO-SOCIAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.59, e11601.  Epub 07-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11601.

A Pedagogia Social, possibilita pensarmos os ensinos ocorridos em diferentes espaços. Ao recorrer a este argumento adenso as discussões que propõem a ideia de que todo e qualquer lugar é educativo, logo, que educar é sempre um jogo de relações, que para este artigo são da ordem do poder. As pedagogias sociais descritas neste texto foram observadas e debatidas, a partir das narrativas de quatro dirigentes de terreiros de Quimbanda. O objetivo deste foi investigar de que maneira as relações entre pedagogias e ensino do universo religioso afro-brasileiro são desenvolvidas em terreiros de Quimbanda da cidade do Rio Grande/RS, na contemporaneidade. Para produção deste artefato pedagógico recorri ao campo dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, enquanto base teórica tendo por estratégia metodológica a Investigação Narrativa, com uso de entrevistas individuais como ferramenta para produção dos dados e os olhares analíticos foram desenvolvidos a partir da Análise Cultural, possibilitada pela ação de categorização dos dados. Os atos educativos ou pedagógicos, são inerentes à existência dos sujeitos. Somos educados(as) tanto pelas ações dos(as) outros(as), quanto pelos reflexos das que promovemos, geradas em nossos espaços de convivência, decorrendo delas as nossas aprendizagens sociais. As relações de poder podem gerar inúmeros conflitos culturais, porém, é a partir deles que percebo possibilidades de produção de outros saberes, outras pedagogias que culminam na proliferação de múltiplas aprendizagens. Operacionalizar os conflitos produz tecnologias educativo-sociais que indicou pistas acerca dos modos de organização das instituições sociais que no educam, no caso os terreiros e suas pedagogias sociais.

Palavras-chave : educação; ensino; pedagogia social; quimbanda; terreiros..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )