SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60NAS ONDAS DO RÁDIO: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO ESCOLAR OBRIGATÓRIOINDÚSTRIA CULTURAL E REIFICAÇÃO: A SUBJETIVIDADE INFANTIL EM FOCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ROCHA, Sílvia Cardoso  e  LIMA, Patrícia de Moraes. EDUCAÇÃO, SISTEMA DE JUSTIÇA E AS PEÇAS QUE COMPÕEM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PROTEÇÃO, DEFESA E GARANTIA DOS DIREITOS À INFÂNCIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e13684.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13684.

Este texto apresenta uma reflexão acerca da relação entre a Educação e o Sistema de Justiça na formulação de Políticas Públicas que versam sobre as infâncias e seus direitos. Traz o recorte de uma pesquisa de Doutorado apresentada em 2019 ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, à Linha de Pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência/ Ensino e Formação de Educadores que teve por objetivo compreender através do Protocolo APOIA Online e seu fluxo dentro do Programa de Enfrentamento à Evasão Escolar vinculado ao Ministério Público de Santa Catarina, como são construídas as aproximações entre Educação e Justiça. Caracterizou-se como uma pesquisa documental e de campo, integrada a uma abordagem etnográfica. As violências são aqui entendidas a partir da perspectiva de Arendt (2018). Os conceitos centrais da pesquisa-tese versaram sobre Educação, Justiça, Infâncias e as violências, com atenção aos maus-tratos na infância. Para este artigo, entretanto, optamos pelo recorte que evidencia a discussão entre a Educação o Sistema de Justiça e a relação estabelecida na elaboração das Políticas Públicas voltadas às infâncias. A pesquisa apontou, entre outros aspectos que, a invisibilidade de tantas crianças ou dos “ninguéns” junto aos equívocos nos dados oficiais compromete a criação de Políticas Públicas voltadas ao propósito de proteger e assegurar os direitos de crianças e adolescentes.

Palavras-chave : educação; infâncias; justiça; maus-tratos; violências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )