SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60INDÚSTRIA CULTURAL E REIFICAÇÃO: A SUBJETIVIDADE INFANTIL EM FOCO“NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA FREIREANA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E DO MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BECK, Donizete Ferreira  e  SANTOS, Rodrigo Barboza dos. O CONFLITO DO NEOCONSERVADORISMO BRASILEIRO COM PAULO FREIRE: A DISPUTA ENTRE A OPRESSÃO E A AUTONOMIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e14824.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.14824.

Recentemente, principalmente a partir da última década, uma onda neoconservadora emergiu no Brasil, representada por movimentos reacionários que elegeram Bolsonaro, influenciados pelo ideólogo Olavo de Carvalho. Este artigo explorou e sintetizou o pensamento pedagógico de Freire e o pensamento dos pensadores clássicos do conservadorismo, por conseguinte, fez-se uma análise do conteúdo de um artigo de opinião e uma entrevista de Carvalho que trataram sobre Freire e uma análise sobre os conflitos característicos entre a síntese da pedagogia de Freire e do pensamento neoconservador. Assim, inferiu-se que o movimento neoconservador brasileiro menospreza, não reconhece e rejeita o legado e o pensamento educacional de Paulo Freire devido a natureza ideológica e valorativa divergente e incompatível entre o ambos. Portanto, concluiu-se que o movimento neoconservador brasileiro procura manter status quo, ou seja, a existência e manutenção da relação entre opressores e oprimidos; por isso, não aceita a proposta de Freire sobre a libertação dos oprimidos por meio da educação que dialoga com a realidade do estudante, que o faz pensar, formar senso crítico e, assim, libertar-se do estado de opressão.

Palavras-chave : autonomia; neoconservadorismo; Olavo de Carvalho; opressão; pedagogia de Paulo Freire.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )