SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número60QUAL O LUGAR DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR?"NÃO CONSIGO RESPIRAR": ENSINO DA RESPIRAÇÃO CELULAR EM PERSPECTIVA ANTI-RACISTA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TEMPOS SOMBRIOS: REFLEXÕES TEÓRICAS E TEMPESTIVAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21731.  Epub 08-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21731.

Esse estudo intenta aproveitar de roteiros e aprendizagens auferidos em cursos de formação de professores, ao ministrar a Disciplina História e Cultura-Afro Brasileira. Ao mesmo tempo procura apontar a necessidade de agregar a essa disciplina as recentes inovações historiográficas que contribuíram para redimensionar a percepção da formação social brasileira, face ao desenvolvimento capitalista e à inserção em um mundo globalizado, sobretudo entre os séculos XVI e XIX. É a partir desse referencial histórico que julgamos possível articular o discurso antirracista, enquanto condição necessária à re-educação das relações étnico-raciais no caso brasileiro. Defendemos que o constructo teórico a ser formulado deve contar com o conhecimento dos tempos pretéritos nas condições acima expostas, afinando a esse, as discussões que transitam pelas ondas teóricas do pensamento racial brasileiro.

Palavras-chave : história e cultura afro-brasileira; formação social brasileira; ondas teóricas do pensamento racial brasileiro; racismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )