SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número61ESCOLA NOS TEMPOS ATUAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DE PAULO FREIREA FORMAÇÃO CONTINUADA DA EQUIPE GESTORA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MESSIAS-ALAGOAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MADEIRA, Iza Andrielle Batista Duarte; DAMASCENO, Alberto; ALMEIDA, Karla Nazareth Corrêa de  e  SILVA, Lucas dos Santos da. “BEM CONFORMADO, ROBUSTO E SÃO”: INSTRUÇÃO E PRESENÇA DE PRETOS E PARDOS NA COMPANHIA DE APRENDIZES MARINHEIROS DO PARÁ. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e21624.  Epub 09-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21624.

O objetivo deste artigo é identificar a presença de sujeitos pretos e pardos na Companhia de Aprendizes Marinheiro do Pará, bem como compreender os diferentes aspectos da instrução ofertada por essa instituição, no período de 1866 a 1888. A questão norteadora foi saber os principais aspectos da instrução ofertada pela Companhia de Aprendizes da Marinha no Pará aos pretos e pardos, tendo em vista identificar a presença destes sujeitos enquanto alunos da Companhia. Para tanto, realizamos uma pesquisa histórico-documental por meio de fontes do Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), as quais foram tratadas pelo método indiciário, por meio do qual analisamos informações geralmente imperceptíveis. Observamos como a presença de crianças nas instituições militares era uma maneira de suprir as necessidades das forças armadas e de recolher das ruas os menores desvalidos; e como a Companhia, além de instruir e formar crianças negras, também funcionou como instituição de “correção” de indivíduos considerados “indisciplinados”. A instrução e a formação na Companhia, destinadas à população negra de pretos e pardos, foram impostas pelas autoridades, chefes de polícia e juízes de órfãos, e dava ênfase em uma educação com ideais de civilizar essas crianças, objetivando sua utilidade para a nação.

Palavras-chave : escolarização da população negra; história da educação paraense; período imperial..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )