SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62FORMAÇÃO ESTÉTICA, DOCÊNCIA E ARTES VISUAISO PAPEL DA BRINCADEIRA NAS VERSÕES DA BNCC: DISCURSOS CONSTITUINDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona  e  FLACH, Simone de Fátima. O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e16977.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.16977.

Este texto apresenta mapeamento acerca da produção acadêmica sobre o Movimento Estudantil brasileiro no campo da Educação. O Estado do conhecimento apresentado, portanto, visa expor o perfil quantitativo e a incidência das pesquisas que tomaram o Movimento Estudantil como objeto de pesquisa. Para tanto, contextualiza-se o Movimento Estudantil brasileiro, tomando por base as pesquisas de autores como Poerner (1979), Mendes Jr. (1982), Fávero (1995), entre outros que se dedicaram aos estudos sobre a participação política dos jovens brasileiros; e analisa-se a produção acadêmica a respeito da temática em tela, de modo a apontar possíveis lacunas e fragilidades nos estudos já realizados. A partir da análise, conclui-se que, em relação ao período ditatorial iniciado em 1964, há predominância de trabalhos sobre sua reconstrução histórica, por meio de narração de fatos e de acontecimentos vivenciados pelos estudantes. Além disso, em relação ao Movimento Estudantil contemporâneo, há tendência na realização de estudos de caso.

Palavras-chave : Movimento Estudantil; estado do conhecimento; educação; produção acadêmica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )