SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62O ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MOVIMENTO ESTUDANTIL BRASILEIRO NO CAMPO DA EDUCAÇÃOINFÂNCIA E INSTITUCIONALIZAÇÃO: QUEM SÃO AS CRIANÇAS BRASILEIRAS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ROSA, Luciane Oliveira da  e  FERREIRA, Valéria Silva. O PAPEL DA BRINCADEIRA NAS VERSÕES DA BNCC: DISCURSOS CONSTITUINDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e18508.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.18508.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo do currículo das escolas e das práticas pedagógicas. A Base Nacional Comum Curricular abrange a Educação Infantil e teve cinco versões durante o processo de elaboração. Diferentes equipes de governo e elaboradores atuaram em cada versão da Base, disputando, na política curricular, o poder do discurso para a constituição de saberes na educação brasileira. Assim sendo, este artigo visa discutir como o papel da brincadeira enunciado em cada versão do documento busca constituir saberes sobre a criança e a Educação Infantil. A pesquisa fundamenta-se no contexto de produção do texto da abordagem do ciclo de políticas, que serve para a interpretação crítica do processo de formulação de políticas educacionais, baseado na análise do discurso de Foucault. A coleta de dados deu-se no texto das versões da Base Nacional Comum Curricular, especialmente na parte introdutória e no capítulo que aborda a Educação Infantil. A análise mostra o papel da brincadeira dentre as continuidades e as descontinuidades nas versões da Base Nacional Comum Curricular, com enunciados que formaram diferentes discursos sobre a brincadeira e foram proferidos ao longo da construção da Base, com diferentes intenções de fazer existir e circular determinados saberes na Educação Infantil.

Palavras-chave : Base Nacional Comum Curricular; brincadeira; educação infantil..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )