SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número62O PAPEL DA BRINCADEIRA NAS VERSÕES DA BNCC: DISCURSOS CONSTITUINDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTILO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS E OS SENTIMENTOS VIVIDOS POR ACADÊMICOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MORGADO, Suzana Pinguello. INFÂNCIA E INSTITUCIONALIZAÇÃO: QUEM SÃO AS CRIANÇAS BRASILEIRAS?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e18691.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.18691.

Temos como objetivo identificar as crianças brasileiras com a intenção de conhecer quem são os sujeitos que compõem a infância brasileira e entender como se consolida o atendimento, sejam elas institucionalizadas ou não. Partimos da investigação materialista de sociedade, história, cultura e economia, tendo como base as categorias marxianas de análise da realidade social e de uma pesquisa bibliográfica para identificar, compreender e analisar nosso objeto de investigação. Identificamos que a marca social entre as crianças das diversas classes é preponderante para seu reconhecimento enquanto sujeito de direitos ou não no decorrer da história da educação no país, inclusive para determinar a existência e forma de atendimento ofertado.

Palavras-chave : crianças; infância; institucionalização; políticas para a infância..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )