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Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

OLIVEIRA, Ramon de. AS MEIAS VERDADES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e22808.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22808.

As justificativas apresentadas para a reforma do Ensino Médio ancoram-se em meias verdades sobre a insatisfação dos jovens em relação à qualidade e ao sentido desse nível da educação básica para suas vidas. Este artigo, a partir de documentação referente à reforma e de literatura pertinente, analisa essas justificativas e demonstra que suas intencionalidades definem as respostas e as conclusões às quais a sociedade deve chegar. Tais justificativas são destituídas, de forma intencional, de análises científicas especializadas sobre a materialização efetiva dessa última etapa da educação básica. Para consolidar a retórica reformista, foi fundamental o silenciamento do pensamento divergente e o apoio da mídia. Os reformadores não quiseram ouvir os sujeitos que vivenciam a escola e nem escutar o que os jovens desejam de suas escolas ou os professores sobre as suas condições para efetivar um Ensino Médio de qualidade e atrativo aos jovens estudantes. Sua retórica, politicamente estruturada a partir de meias verdades e do desprezo da produção acadêmica, intenciona promover sua aceitação pública, efetivando retrocessos na oferta de Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras. A dualidade reafirma-se sob o discurso de uma nova estrutura educacional, de um novo currículo, de um novo papel que a juventude passa a ter na definição de seus projetos de vida.

Palavras-chave : educação; ensino médio; juventude; reforma da educação..

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