SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número63AS MEIAS VERDADES DA REFORMA DO ENSINO MÉDIOAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: ORIGENS, CONCEITOS, NOMENCLATURAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

MORAIS, Wanderson Rodrigues; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de  e  RINK, Juliana. ECOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO DE BIOLOGIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e23235.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23235.

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o cenário de pesquisas científicas na área de ensino de biologia e nos livros didáticos, com vistas a compreender que contribuições e desafios são anunciados em tais produções acadêmicas no que diz respeito à abordagem da ecologia. Partimos da consideração de que a ecologia é considerada uma ciência ainda recente, com seus conceitos em constante construção e reformulação, e que elementos básicos de seu campo sofrem influências da sociedade e, de forma similar, no que diz respeito ao seu ensino e presença nos livros didáticos. Assim, acreditamos que o presente trabalho possa contribuir com um quadro geral que permita reconhecer tendências, identificar e sistematizar a produção escrita sobre o tema, colaborando com possíveis desdobramentos e o desenvolvimento da área. Dessa forma, realizamos um levantamento bibliográfico em sete periódicos nacionais e dois internacionais, entre os anos de 2001 a 2021. Identificamos um total de doze trabalhos que tratam de ecologia e livros didáticos, nos quais foi possível observar uma diversidade de temas estudados, tais como: biodiversidade, meio ambiente, cadeia alimentar, ciclo do nitrogênio, fluxos populacionais, ecologia de populações e ecologia de ecossistemas. Além disso, um terço dos trabalhos apontam sobre a importância de considerar aspectos historiográficos e os contextos de produção do conhecimento nos conteúdos ecológicos, denunciando sua ausência e/ou escassez.

Palavras-chave : livros didáticos de biologia; produção acadêmica; ecologia..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )