SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número64A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMO CAMPO DE PESQUISA NO BRASIL: UMA HISTORIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRAAPONTAMENTOS SOBRE A EPISTEMOLOGIA CIRCULAR DOS BLOCOS AFROCARNAVALESCOS DE SALVADOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ALVES, Luis Henrique Ramos; FURKOTTER, Monica  e  GITAHY, Raquel Rosan Christino. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO JURÍDICO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e23413.  Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n64.23413.

O objetivo do presente artigo é analisar o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e das mídias na educação na sociedade contemporânea, bem como suas influências no ensino jurídico. Tal análise é relevante tendo em vista as mudanças na sociedade contemporânea e as práticas pedagógicas do ensino jurídico, ainda marcadas pelo tradicionalismo, o que nem sempre corresponde às necessidades dos estudantes. Para atingir o objetivo proposto foi utilizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, por meio da análise de obras que abordam as TDIC, as mídias na educação e o ensino jurídico. A partir de uma reflexão sobre as TDIC e as mídias digitais, discutimos o uso das TDIC na Educação, sob a perspectiva de renomados autores, expondo várias abordagens. Por fim, tratamos o uso das TDIC no ensino jurídico, discorrendo de forma sucinta a respeito do contexto histórico dos Cursos de Direito no Brasil e sobre metodologias que podem ser utilizadas para modificar as práticas educacionais e incentivar o protagonismo estudantil, tornando o estudante não apenas consumidor, mas produtor de informação, com a possibilidade de elaborar conteúdos, inclusive por meio da inclusão digital, e construir conhecimento. Verificamos também que um aspecto dificultador nesse processo é o tradicionalismo dos docentes e a formação para o uso das tecnologias em sala de aula.

Palavras-chave : ensino; jurídico; mídias; sociedade contemporânea; TDIC..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )