Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo e ARAUJO, Wagnês Barbosa de. APRENDIZADOS NA UMBANDA: SABERES MULTICULTURAIS E SOCIABILIDADES RELIGIOSAS DO “SER CRIANÇA”. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.64, e21983. Epub 12-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n64.21983.
O multiculturalismo na educação circunscreve tensionamentos e complexidades que permeiam a diversidade das culturas de modo a considerar a exclusão e a invisibilidade que as afetam por questões raciais, étnicas, sociorreligiosas, de gênero, entre outras. A ênfase deste texto recai sobre as sociabilidades religiosas a partir das práticas criadas pelo projeto “Ser Criança” da casa de Umbanda Axé Odé Mutalambô, localizada no sertão da Paraíba. Um projeto infantil numa ambiência religiosa é premissa para a discussão e o enfrentamento dos indícios de intolerância que impactam as comunidades de terreiro. Tais marcadores solicitam uma educação para a alteridade a fim de formar as novas gerações para a superação de estigmas e silenciamentos.
Palavras-chave : educação multicultural; umbanda; intolerância religiosa; alteridade.