SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número65ANÁLISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM OLHAR SOBRE A EXPERIÊNCIA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EDUTECPOTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA EMERGÊNCIA SANITÁRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Eccos Revista Científica

versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278

Resumo

ROSA, Thais de Almeida; TERCARIOL, Adriana Aparecida de Lima  e  IKESHOJI, Elisangela Aparecida Bulla. STEAM, PROJETOS E O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DISRUPTIVA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e24626.  Epub 16-Fev-2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24626.

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “A Abordagem STEAM e Aprendizagem Baseada em Projetos: O Desenvolvimento do Pensamento Computacional nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, vinculada ao Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (PROGEPE-UNINOVE). Neste texto, o objetivo foi evidenciar como a abordagem STEAM e a ABP articuladas ao Pensamento Computacional podem oportunizar práticas pedagógicas que contribuem para a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A investigação adotou abordagem qualitativa e se desenvolveu como uma pesquisa-intervenção. O universo de investigação foi uma instituição escolar de cunho confessional e privada de Educação Básica, da Zona Norte de São Paulo, que possui aproximadamente 780 alunos matriculados, desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio. Os participantes desta pesquisa foram 48 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental entre 8 e 9 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram: o questionário e a observação participante. Os principais resultados evidenciaram que a abordagem STEAM articulada à ABP e ao desenvolvimento do Pensamento Computacional propiciam a possibilidade de experienciar projetos, buscando soluções que transcendem a sala de aula e a escola, proporcionando novos caminhos para uma educação disruptiva e criativa, favorecendo ainda a ressignificação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave : educação básica; ensino fundamental; abordagem steam; aprendizagem baseada em projetos; pensamento computacional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )