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Artigo
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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
CASAGRANDE, Maria Aparecida e RABELO, Giani. FORMAÇÃO POLICIAL NA ACADEPOL/SC: VESTÍGIOS DA HISTÓRIA E IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.66, e22660. Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n66.22660.
O presente artigo propõe contextualizar, historicamente, a formação policial na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, trazendo para a análise a continuação de uma pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em 2013, sobre as primeiras mulheres policiais em formação e atuação profissional na Academia de Polícia Civil de Santa Catarina. O texto se dedicou a analisar a história da Escola de Polícia e algumas implicações formativas ao longo dos anos. A construção metodológica se circunscreve como pesquisa qualitativa, utilizando a análise de documentos do acervo da ACADEPOL/SC, oportunizando um entendimento direcionado à Polícia Civil do Estado de Santa Catarina e à compreensão da dinâmica das instituições de segurança pública, bem como entender o processo de formação na atualidade desses profissionais, com base na Matriz Curricular Nacional (MCN). Trata-se também de um estudo bibliográfico, o qual foi construído com base nos escritos de Foucault (2008), Nóvoa (1995, 2019) e Poncioni (2005), além de outros autores. O estudo tem relevância na área de ensino na Segurança Pública, uma vez que a contextualização histórica das instituições de ensino, mais especificamente das instituições que formam profissionais de segurança, contribui para a compreensão e a interpretação dos processos sociais e educacionais construídos e presentes no curso de formação policial.
Palavras-chave : ACADEPOL/SC; formação policial; história; polícia civil..