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Eccos Revista Científica
versão impressa ISSN 1517-1949versão On-line ISSN 1983-9278
Resumo
LORIERI, Marcos Antônio. O QUE ENTENDER POR FORMAÇÃO QUANDO SE TRATA DA EDUCAÇÃO DOS ESTUDANTES NO ENSINO MÉDIO?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e25529. Epub 19-Fev-2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n67.25529.
Busca-se, aqui, alguma resposta à pergunta colocada no título que indica tratar-se da formação, ou de elementos possivelmente formativos, no âmbito da educação escolar e no Ensino Médio. Indica-se que há uma contribuição possível para a formação dos jovens do Ensino Médio que se dá na oferta de conteúdos formativos que os ajudem no desenvolvimento de sua dimensão subjetiva o que exige o desenvolvimento de sensibilidades que a constituem, como as indicadas no texto. através da oferta de conteúdos cognitivos capazes de auxiliá-los no desenvolvimento dessas sensibilidades as quais, por sua vez, são necessárias para o desenvolvimento de suas subjetividades. Por ser oferecida no âmbito da educação escolar, envolve diversos aspectos, mas tem nos aspectos cognitivos uma ênfase especial. Daí a chamada de atenção sobre eles e a reiterada insistência sobre não se tratar apenas de oferecer informes, também necessários, mas de, ao mesmo tempo, oferecer ajuda educacional para que os alunos elaborem pessoalmente, com elas seus conhecimentos, esses sim, parte importante, não suficiente, dos conteúdos formativos de que necessitam. Formação esta, merecedora dos maiores cuidados possíveis, aliados aos necessários novos cuidados com a formação dos educadores que se propõem a oferecer ajuda educacional e estes jovens.
Palavras-chave : conteúdos cognitivos formativos; ensino médio; formação..