SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Estaremos prontos para a escuta das crianças?’You talk and try to think, together’ - a case study of a student diagnosed with autism spectrum disorder participating in philosophical dialogues índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Childhood & Philosophy

versão impressa ISSN 2525-5061versão On-line ISSN 1984-5987

Resumo

PENG, chih-wei. Maravilhamento primeiro como um broto de virtude intelectual. child.philo [online]. 2023, vol.19, e66675.  Epub 09-Maio-2023. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.66675.

Este trabalho de investigação defende que o conceito de Maravilhamento Primeiro (primal wonder) na FpC, proposto por Thomas E. Jackson, pode ser considerado o desabrochar da virtude intelectual. Minha interpretação desse conceito foi inspirada pela visão de cultivação moral de Mengzi e pelos relatos eudaimonistas de virtudes éticas, de Aristóteles. De acordo com Mengzi, os seres humanos possuem quatro brotos inatos de virtude, e o objetivo da educação moral é nutrir esses brotos de moralidade para que cresçam e se tornem virtudes amadurecidas. Em termos de FpC, Jackson afirma que todos nós nascemos com um sentimento especial de maravilhamento, ao qual ele se refere como “maravilhamento primeiro”. Sintetizando essa afirmação à metáfora agrícola de brotos morais de Mengzi, posso dar um passo à frente e argumentar que esse maravilhamento inato a cada criança pode ser visto como o desabrochar da virtude. Além disso, uma vez que o maravilhamento primeiro das crianças tem sido transformado em virtude através da implementação da FpC em sala de aula, esse admirável traço de caráter, eu sugiro, deve ser compreendido como uma virtude intelectual, de acordo com as virtudes éticas aristotélicas. Isso porque a virtude do maravilhamento pode promover o florescimento intelectual das crianças, o que é totalmente endossado pelas afirmações de Aristóteles de que o tipo mais feliz de vida é ser um filósofo e que a filosofia começa no maravilhar-se. Em resumo, se o maravilhamento primeiro como um broto de virtude intelectual pode levar ao bem maior para os seres humanos, então um dos principais objetivos educacionais de fazer filosofia com crianças, eu sugiro, é transformar seu maravilhamento primeiro em um hábito virtuoso para que elas possam viver uma vida examinada.

Palavras-chave : FpC; maravilhamento primeiro; broto de virtude; virtude intelectual..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )