Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
DORNFELD, Carolina Buso e ESCOLANO, Ângela Coletto Morales. Didática e práticas pedagógicas no ensino superior: a visão dos alunos de um curso de graduação em ciências biológicas. Educação. Santa Maria [online]. 2009, vol.34, n.02, pp.373-390. ISSN 1984-6444.
O objetivo deste trabalho foi identificar aspectos da didática e da prática pedagógica de professores do ensino superior sob a visão dos alunos de um curso de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas. Foi aplicado um questionário que enfocou os aspectos de estratégias de ensino, comportamentos e atitudes do professor. Foram respondidos 69 questionários, sendo que as respostas indicaram que a maioria das aulas é expositiva, porém que os alunos têm preferência por aulas com discussão e debates. Os alunos enfatizaram a importância do domínio de conteúdo, considerando-o o componente mais importante para o bom professor, bem como a utilização de diferentes estratégias de ensino e a relação professor-aluno. Observou-se que os apontamentos dos alunos corroboram a bibliografia disponível sobre o processo de ensino-aprendizagem e didática, especialmente quando se pensa a didática como algo superior ao saber ensinar. Constatou-se também que as práticas pedagógicas aplicadas poderiam ser alteradas para melhorar a aprendizagem e a motivação dos alunos em freqüentarem as aulas. Enfim, o estudo teve grande importância no levantamento das principais questões que ocorrem no cotidiano da sala de aula e das características que o professor deveria possuir para se tornar um bom professor.
Palavras-chave : Ensino Superior; Didática; Visão dos Alunos.