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Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
MEURER, Ane Carine e DAVID, Cesar De. O projeto político-pedagógico dos movimentos sociais: o que a educação formal tem para aprender com eles?. Educação. Santa Maria [online]. 2012, vol.37, n.03, pp.509-521. ISSN 1984-6444.
O presente artigo pretende discutir as rupturas existentes entre a escola formal e a pedagogia dos movimentos sociais, enfocando, de forma particular, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Queremos chamar a atenção para a possibilidade das escolas formais, em seus projetos político pedagógicos, reconhecerem as possibilidades de troca de saberes que os movimentos sociais oferecem. Tentamos, pois, resgatar algumas abordagens que definem o que são os movimentos sociais e as suas práticas pedagógicas, tendo como referência o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a fim de que o conhecimento amealhado pelo movimento possa ser aprendido pela escola formal, enriquecendo sua leitura e escrita de mundo.
Palavras-chave : Projeto Político-Pedagógico; Escola; Movimentos Sociais; Educação do MST.