SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número02Repensando a performance na educação: intuições e problemas na recepção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

ALVES, Telma Lucia Bezerra; PEREIRA, Suellen Silva  e  CABRAL, Laíse do Nascimento. A utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático-pedagógico mobilizador no processo de ensino-aprendizagem da geografia. Educação. Santa Maria [online]. 2013, vol.38, n.02, pp.417-433. ISSN 1984-6444.

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a utilização de charges e tiras humorísticas como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem da Geografia. A ênfase foi dada à Geografia Ambiental, correlacionando os conteúdos abordados com as imagens selecionadas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo com discentes do Curso de Licenciatura Plena em Geografia de duas Instituições de Ensino Superior (IES), da cidade de Campina Grande (PB), procedendo-se a análise crítico-reflexiva das representações gráficas supracitadas. Foi possível concluir que o uso da charge e das tiras humorísticas é um recurso estratégico para os professores. Esses recursos apresentaram-se como potencialidades a serem exploradas e disseminadas no âmbito educacional, pois além de despertar a curiosidade no estudante, faz com que este se interesse pelo conteúdo que está sendo transmitido e construído.

Palavras-chave : Educação; Metodologia de Ensino; Recursos Imagéticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )