Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
PORTO, Tania Maria Esperon; ZAMPERETTI, Maristani Polidori e SANTOS, Lourdes Helena Rodrigues dos. A comunicação e a construção de sentidos na formação de professores: um trabalho a várias mãosCommunication and meaning construction in teacher education: work by many hands. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.391-401. ISSN 1984-6444.
Este texto apresenta um recorte de três processos de pesquisas realizadas em contextos diferentes: duas escolas públicas de ensino fundamental e médio e uma universidade pública, tendo por confluência a experiência de comunicação, partilha e construção colaborativa de sentidos vividas por nós, educadores-pesquisadores. Dialogamos com os docentes e os meios de comunicação e suas linguagens. Vivemos e investigamos processos de formação docente com metodologias comunicacionais, as quais tornaram possível realizar experiências concretas, fazer questionamentos e reflexões sobre o cotidiano docente, tratados à luz do referencial teórico da educação e comunicação. As práticas comunicacionais proporcionaram experienciar o mundo, desvelar sentidos dos docentes, permitindo uma interação entre os sujeitos e seus respectivos contextos. Trabalhar a várias mãos, é prover meios para enfrentar situações complexas que, individualmente, poderíamos não conseguir administrar.
Palavras-chave : Construção Colaborativa; Formação de Professores; Sentido.