Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
TRONCARELLI, Marcella Zampoli e FARIA, Adriano Antonio. A aprendizagem colaborativa para a interdependência positiva no processo ensino-aprendizagem em cursos universitários. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.02, pp.427-444. ISSN 1984-6444.
O objetivo central do presente estudo foi elencar e discutir as vantagens da Aprendizagem Colaborativa/Cooperativa (AC), como proposta de incremento educativo em cursos de graduação (Ensino Superior), no Brasil. O principal referencial teórico adotado foi a linha de estudo de Alcântara e colaboradores. Com base nas considerações apresentadas, no presente artigo, verifica-se que a AC é factível, dinâmica e atual, proporcionando inúmeras possibilidades de experiências exitosas para o aprendizado. A formação dos alunos ocorre de maneira participativa, articulada, reflexiva e socialmente contextualizada, contribuindo para a formação de profissionais completos que compreendem seu papel na sociedade. Desta forma, conclui-se que o presente artigo contribui para a divulgação e disseminação da AC para um maior número de instituições de ensino superior brasileiras
Palavras-chave : Ensino-Aprendizagem;; Graduação; Interação.