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Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
ALBUQUERQUE, Simone Santos de. A participação das famílias como uma política educativa. Educação. Santa Maria [online]. 2014, vol.39, n.03, pp.617-627. ISSN 1984-6444.
O artigo apresenta parte da pesquisa intitulada Das lógicas familiares às lógicas escolares: caminhos e perspectivas na educação das crianças. O estudo, com uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, partiu do princípio de que o pesquisador deve estar inserido no campo social da investigação. Nesta perspectiva, procurou estabelecer um espaço de diálogo entre a escola e as famílias, causando uma “escuta” atenta, bem como uma oportunidade de discutir a pluralidade das lógicas e culturas das famílias e aprofundar o conhecimento sobre suas relações no contexto educativo. A pesquisa apontou para a necessidade de compreender as estratégias de relacionamentos construídas pela escola, destacando como o confronto (THIN, 1998) entre as lógicas familiares e escolares possibilita a construção de estratégias de relacionamentos que qualifiquem a escola como lugar de acolhimento e educação das crianças.
Palavras-chave : Educação; Lógicas Familiares; Lógicas Escolares.