Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
PEREIRA, Marinê de Souza e VELASCO, Patricia Del Nero. Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.37-51. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644415967.
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a concepção de prática de ensino como experiência de formação docente. Para tanto, inicia com uma série de questionamentos sobre a Filosofia como disciplina escolar; na sequência, aborda a ideia de prática como componente curricular, discutindo algumas de suas possíveis interpretações; por fim, apresenta a proposta do Curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do ABC, analisando em que medida os cinco módulos de práticas de ensino do referido curso pretendem se constituir em espaços de experiência formativa de professores, conciliando as reflexões sobre o Ensino de Filosofia com as problematizações que caracterizam o filosofar.
Palavras-chave : Prática de Ensino; Formação Docente; Licenciatura em Filosofia..