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Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
NASCIMENTO, Evandro Cardoso do. O método como conteúdo: o ensino de história com fontes patrimoniais. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.169-181. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644415169.
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com alunos da 3ª série do ensino médio de um colégio de Matinhos/PR, em 2013. Partindo da concepção proposta por Zaragoza (1989) de que a inserção do método histórico como conteúdo é fator indispensável a uma aprendizagem histórica significativa, optou-se por utilizar fontes patrimoniais em sala de aula, objetivando o desenvolvimento da consciência histórica dos alunos (RÜSEN, 2001). A metodologia de ensino foi a Aula Oficina (BARCA, 2004), na qual o professor é caracterizado como o organizador das atividades problematizadoras e os alunos como agentes de sua própria formação. Os resultados acendem um método para a utilização de fontes primárias no ensino, em que o patrimônio é posto em evidência.
Palavras-chave : Educação Histórica; Literacia Histórica; Patrimônio Histórico..