Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
GARGHETTI, Francine Cristine; NUERNBERG, Adriano Henrique e MEDEIROS, José Gonçalves. Um estudo observacional sobre as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual no ensino regular. Educação. Santa Maria [online]. 2015, vol.40, n.2, pp.451-464. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644415934.
Esse estudo caracterizou as interações de crianças/adolescentes com deficiência intelectual incluídas no ensino regular por meio de observação naturalística de crianças/adolescentes com e sem deficiência intelectual em ambiente escolar. A análise quantitativa realizou-se por meio de procedimentos de estatística descritiva e a análise qualitativa centrou-se na discussão dos dados quantificados. Classificou-se os comportamentos em três categorias (interações acadêmicas; interações não acadêmicas; não interações). Os sujeitos com deficiência apresentaram porcentagem maior em três dos cinco comportamentos acadêmicos. Nas interações não-acadêmicas, das nove subcategorias, apresentaram frequência maior em três. Nas não-interações registrou-se índices idênticos entre os grupos. Houve pouca diferença nos tipos de interações apresentadas pelas crianças/adolescentes com e sem deficiência intelectual e baixo índice de resistência a colegas em condição diferente ou de deficiência.
Palavras-chave : Educação Especial; Deficiência Intelectual; Inclusão Escolar.