Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. A significação da pedagogia: discursos de professores formadores e epistemologias em fluxo. Educação. Santa Maria [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.121-133. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644415842.
Trata-se de um artigo que apresenta reflexões em torno dos resultados de uma pesquisa de campo cujo objetivo consistiu em compreender como professores que atuam como formadores de pedagogos em uma Universidade Pública brasileira atribuem significados epistemológicos à Pedagogia. O processo metodológico se definiu pela realização de entrevistas semi-estruturadas com 10 (dez) professores formadores que ministravam disciplinas de Fundamentação da Educação no curso de Pedagogia e pela análise dialógica do discurso (abordagem bakhtiniana) em interação com aportes analíticos providos pela Teoria das Representações Sociais. Aborda-se que a Pedagogia está inserida no campo de significações acerca do conhecimento pedagógico, do próprio curso e da identidade profissional do pedagogo, bem como representações resultantes do processo de significação que foram identificadas no discurso dos professores formadores e os modos de incidência das mesmas na construção das perspectivas de ensino que orientam a sua ação docente.
Palavras-chave : Pedagogia; Significação; Discurso; Professor Formador.