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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
QUEIROZ, Luciano Barbosa de et al. Implicações do neoliberalismo para a educação infantil: um relato de experiência. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.135-148. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644425259.
Este artigo é um relato de experiência acerca de um Curso de Formação exclusivamente destinado às auxiliares de atividades educativas da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia e desenvolvido por estagiários de Licenciatura em Psicologia, sob supervisão. Dentro de uma concepção crítica e transformadora de estágio, foram aplicadas duas fichas, uma de identificação e outra de avaliação, em alunas do curso. Os dados sugeriram, após análise, que estratégias de contenção de gastos e “enxugamento” da máquina pública através da contratação temporária se somam ao atual contexto de grave crise econômica e fiscal, resultando em piores condições de trabalho, a perda de sua qualidade e o desvirtuamento das orientações para a Educação Infantil no município.
Palavras-chave : Estágio; Educação infantil; Neliberalismo.