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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
GARCIA, Sandra Regina Oliveira e CZERNISZ, Eliane Cleide Silva. A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017. Educação. Santa Maria [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.569-583. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644429481.
O artigo tem como objetivo discutir as alterações do ensino médio que vêm se concretizando, a partir da aprovação da Lei 13415/2017. Analisa o contexto e interesses norteadores das proposições da referida Lei e discute a proximidade com orientações internacionais relativas à formação para o trabalho da juventude brasileira. É um assunto impor tante para reflexão dos educadores que têm discutido o ensino médio, a relação entre trabalho e educação e a formação da juventude brasileira. Desenvolvido com base em discussão bibliográfica e documental, pro cura responder: que orientações norteiam a atual reforma do ensino médio? Quais são os limites e as possibilidades com a implementação dessa proposta reformista? Como resultados da análise, destaca que as mudanças em curso a partir de tal legislação mantêm os interesses de formação direcionada ao mercado, impossibilitando uma formação in tegral e o efetivo desenvolvimento educacional do ensino médio no país.
Palavras-chave : Ensino Médio; Trabalho; Educação; Juventude.