Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
WAILLE, Franck e ICLE, Gilberto. Como a experiência individual se faz experiência coletiva: um estudo na Educação Básica a partir do trabalho de François Delsarte. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.617-640. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644431740.
Este texto procura mostrar - a partir de um estudo prático realizado numa escola de Educação Básica no Brasil - como a experiência individual da propriocepção pode ser tomada como uma experiência coletiva. Com efeito, o artigo descreve uma experimentação realizada a partir de exercícios provenientes da pedagogia corporal de François Delsarte (1811-1871), estabelecendo relações com a Educação Somática. Analisa-se as respostas dadas por alunos e alunas participantes da pesquisa, a partir de questionários, transcrevendo suas percepções, notadamente no que se refere à respiração e à sensação de peso. Enfim, apresenta-se uma reflexão sobre os significados que se poderia depreender da noção de coletivo (e de comum) a partir da experiência da propriocepção no trabalho pedagógico na Escola.
Palavras-chave : Educação básica; Corpo; François Delsarte; Educação Somática; Propriocepção.