Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
KLEIN, Edna Lampert e VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos. Possibilidades e desafios da prática de aprendizagem colaborativa no ensino superior. Educação. Santa Maria [online]. 2018, vol.43, n.4, pp.667-698. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644429300.
A prática da aprendizagem colaborativa no ensino superior tem por finalidade a construção do conhecimento de forma compartilhada entre os estudantes. Nela, a aprendizagem é um processo partilhado entre os estudantes e mediado pelo docente, que também fomenta a interação, colaboração e desenvolvimento do grupo. Este estudo objetiva descrever os benefícios e os desafios sobre a utilização de práticas de aprendizagem colaborativa no ensino superior, com base em artigos publicados na SciELO. Nesta revisão sistemática, foram localizados 147 artigos que abordam a temática, mas apenas 46 atendiam aos critérios de inclusão: publicação entre 2000 e 2016; pesquisa empírica; e ensino superior. As pesquisas mapeadas definem aprendizagem colaborativa como um trabalho conjunto, interativo e compartilhado, que permite a construção do conhecimento colaborativamente. A totalidade dos artigos que tratam dessa abordagem apresenta a prática como benéfica ao estudante sob diferentes aspectos, tais como: desenvolvimento da autonomia, aprendizagem pelo processo de interação e desenvolvimento da responsabilidade sobre sua própria aprendizagem. Um dos desafios identificados é desvinculá-la do manuseio de tecnologias, visto que a aprendizagem colaborativa independe do seu uso e, consequentemente, é necessário formação docente. Conclui-se que a prática de aprendizagem colaborativa possibilita a construção da aprendizagem e do conhecimento de forma compartilhada entre os estudantes, permanecendo como grandes desafios a compreensão do conceito pelos docentes e aceitação por parte dos estudantes para que possa ser aplicada em contexto de aprendizagem presencial e híbrida no ensino superior, não necessariamente associada ao uso de tecnologia.
Palavras-chave : Ensino superior; Aprendizagem colaborativa; Revisão sistemática.