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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
YARED, Yalin Brizola; MELO, Sonia Maria Martins de e VIEIRA, Rui Marques. A Importância do Pensamento Crítico em Inovações Curriculares: interface com a educação sexual emancipatória. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e33096. Epub 18-Jul-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644433096.
A partir de uma pesquisa de doutoramento no campo da Educação em interface com a sexualidade, o presente artigo discorre sobre a importância da promoção do Pensamento Crítico (PC) em mudanças paradigmáticas curriculares no ensino superior. O lócus do estudo foi um Curso de Graduação em Medicina organizado em currículo integrado, orientado por competências, com quadro docente interdisciplinar e multiprofissional, e desenvolvido por metodologias ativas. Objetivamos, neste ensaio, problematizar o desenvolvimento do PC como elemento substancial na materialização de uma proposta curricular que visa uma transformação paradigmática educacional. Norteado pelo paradigma do materialismo histórico dialético, o ensaio configura-se como um estudo de caso que utiliza o método dialético para análise da realidade. Os instrumentos de coleta compreenderam o uso de questionário e, posteriormente, a entrevista semiestruturada áudio gravada. Para análise, foi utilizada a análise de conteúdo, com complementos da análise textual discursiva. Como resultado, registrou-se que o desenvolvimento intencional do PC é fundamental para a busca de uma transformação paradigmática educacional efetiva. Embora hoje sejam defendidos e divulgados vários elementos inovadores no processo de ensino e de aprendizagem, muitos docentes do ensino superior continuam agindo amparados no paradigma convencional acriticamente. Isso sugere que as práticas não promovem naturalmente o PC.
Palavras-chave : Pensamento crítico; Curso de Graduação em Medicina em currículo integrado; Formação médica e educação sexual.