Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
CASARIN, Inês Buglini e AZEVEDO, Heloisa Oliveira. O jornal impresso: possibilidade de letramento numa perspectiva discursiva na educação infantil. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e36393. Epub 08-Ago-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644436393.
Este artigo constitui-se de relato de pesquisa acadêmico-cientifica de abordagem qualitativa exploratória que investigou práticas pedagógicas de professoras em duas turmas de educação infantil no município de Campinas. O problema da pesquisa situou-se em compreender como o jornal impresso pode se constituir em mediador do desenvolvimento da linguagem e do pensamento infantis. Neste artigo apresentamos as análises realizadas mediante o entrelaçamento das transcrições das entrevistas semiestruturadas com os registros de observação. O material empírico foi analisado com base em pressupostos da teoria histórico-cultural e da perspectiva bakhitiniana. Destacamos que as práticas pedagógicas planejadas tomando como mediador o jornal impresso, possibilitaram a inserção das crianças no mundo letrado e na realidade circundante e a proposta de elaboração de um jornal das salas constituiu-se um deflagrador da produção textual infantil. Os gêneros discursivos contidos no jornal possibilitaram a interlocução, a troca de experiências e a abordagem de temáticas constantes nos planejamentos das professoras, tornando o ensino contextualizado e significativo.
Palavras-chave : Formação de Professores; Educação infantil; Jornal escolar infantil..