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Educação UFSM
versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444
Resumo
REIS, Katarina Pereira; VIANNA, José Antonio; FERREIRA, Telma Antunes Dantas e LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A percepção dos praticantes de bullying na escola. Educação. Santa Maria [online]. 2020, vol.45, e38215. Epub 06-Set-2023. ISSN 1984-6444. https://doi.org/10.5902/1984644438215.
Os praticantes de bullying têm sido pouco investigados nas pesquisas sobre o fenômeno. Para a percepção de praticantes de bullying procedemos à focalização progressiva dos investigados na qual encontramos 63 alunos com três registros ou mais neste período - 31 estudantes continuavam na instituição investigada. Aceitaram participar da entrevista compreensiva em grupos focais 19 alunos (M = 13; F = 6). Os sujeitos associaram a prática do bullying ao prazer e a diversão. Segundo os investigados o bullying ocorre diariamente e proporciona tanto ao praticante quanto ao alvo, a aquisição da capacidade de lidar com a adversidade. O abandono da prática se dá, progressivamente, a partir da influência de agências de socialização (escola e família) e do comprometimento com as perspectivas da vida adulta.
Palavras-chave : Bullying; Praticantes; Violência escolar.