SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Internacionalização do ensino superior e a mobilidade acadêmicaPensamento pedagógico-geográfico de professor e a autonomia docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

MARINHO, Paulo Roberto Ribeiro; SCHMIDT, Maria Luiza Gava  e  VASCONCELOS, Mário Sérgio. Prazer-sofrimento no trabalho: um estudo de caso com professores de escolas rurais. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e43100.  Epub 05-Out-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644443100.

Este estudo analisa as percepções dos professores que atuam em escolas rurais em relação ao prazer-sofrimento no contexto de trabalho, tendo por referênciaa teoria da Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa da literatura contemplou trabalhos sobre o mal-estar docente e as contribuições teóricas da psicodinâmica do trabalho para o entendimento das vivências de prazer e de sofrimento no trabalho.Investigou-se o contexto de trabalho desses professores nas seguintes dimensões: Organização do Trabalho (OT), Condições de Trabalho (CT), Relações Socioprofissionais (RSP) e Prazer-Sofrimento no Trabalho (PST). Trata-se de uma pesquisaqualitativa,com delineamento de estudo de caso, em que foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e abertas e submetidas à análise de conteúdo. A pesquisa foi realizada com 20 professores de duas escolas rurais do interior paulista (SP). Os resultados indicaram que os professores vivenciam prazer e sofrimento no trabalho, sendo o sofrimento predominante.Por um lado, as vivências de prazer desses professores estão associadas à própria atividade educacional e ao relacionamento com os alunos, familiares e outros professores. Por outro lado,as vivências de sofrimento no trabalho são relativas a exorbitante jornada de trabalho, falta de apoio, dificuldade de acesso às escolas e relacionamentos conflituosos. Espera-se, com este estudo, poder contribuir para o entendimento das vivências de prazer e sofrimento no trabalho e dos reflexos dessas vivências na saúde dos professores e das instituições escolares.

Palavras-chave : Professor; Escola rural; Prazer-sofrimento; Saúde do trabalhador..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )