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Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

COPATTI, Carina. Pensamento pedagógico-geográfico de professor e a autonomia docente. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e42506.  Epub 07-Dez-2023. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644442506.

O artigo apresenta como proposta debater o conceito de pensamento pedagógico geográfico de professor como constructo do profissional necessário à autonomia docente. Parte-se da seguinte questão: de que maneira, na formação do professor de Geografia, o Pensamento Pedagógico-Geográfico é constituído e como contribui à autonomia docente? Este artigo resulta de um recorte da tese de doutorado e propõe um debate teórico que relaciona referenciais teóricos e elementos originados da pesquisa empírica realizada com professores que atuam na educação básica, anos finais do ensino fundamental. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como recurso e a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011) como metodologia de análise dos dados para a construção das categorias, as quais foram interpretadas a partir da Teoria Crítica e da Hermenêutica. Resulta, nesse processo, um movimento inicial de reflexão sobre pensamento geográfico e pensamento geográfico de professor e, posteriormente, reflexões sobre o conceito de Pensamento Pedagógico Geográfico como uma estrutura necessária à construção da autonomia docente do professor de Geografia.

Palavras-chave : Formação de professores; Autonomia docente; Pensamento Pedagógico-Geográfico.

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