SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46Сompetência digital de professores e alunos em Yakutia: problemas e perspectivas do e-learning durante a pandêmicaProlegômenos de uma Teoria Enunciativa da Educação Popular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UFSM

versão impressa ISSN 0101-9031versão On-line ISSN 1984-6444

Resumo

LIMA, Emília Freitas de; CONTI, Celso Luiz Aparecido  e  NASCENTE, Renata Maria Moschen. Relações entre currículo e gestão escolar na perspectiva da democracia e da interculturalidade. Educação. Santa Maria [online]. 2021, vol.46, e61383.  Epub 08-Abr-2024. ISSN 1984-6444.  https://doi.org/10.5902/1984644461383.

O objetivo deste ensaio é tecer relações entre currículo e gestão no âmbito da escola, sem desconsiderar o plano maior da política educacional em que se insere. Defende-se a escola pública como protagonista da recontextualização de políticas públicas e capaz, portanto, de construir relações genuinamente democráticas entre currículo e gestão. Considera-se que o currículo em ação com vistas à emancipação humana vincula-se diretamente aos conceitos de democracia e de cultura, na perspectiva da interculturalidade. Entende-se a função administrativa/gestora tanto na dimensão concernente à administração escolar propriamente dita quanto na dimensão pedagógica, visto que a razão de ser, ou o fim por excelência da escola é a educação dos estudantes, o que a dota de finalidade e natureza peculiares e supõe critérios especiais de organização. Tais critérios precisam ser estabelecidos em conformidade com as caraterísticas do trabalho nela desenvolvido, ou seja, o trabalho pedagógico. Considerando-se ser este último da alçada do currículo, fica evidenciada a inevitável existência de relações entre ele e a administração/gestão, ideia que o texto defende e referencia teoricamente.

Palavras-chave : Currículo; Gestão escolar; Democracia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )