SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36Atendimento Educacional Especializado: articulação entre professor do AEE, da sala comume família do aluno PAEE em duas EscolasPúblicas do Munícipio de Parintins (AM)Interações do aluno surdo no processo de inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

BATISTA DA SILVA TEIXEIRA, Kétila  e  FONSECA DE CASTRO, Rafael. Vivências de pessoas com autismo que concluíram o Ensino Superior: uma investigação em Porto Velho/RO. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e70200.  Epub 30-Out-2023. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x70200.

Este artigo é fruto de uma pesquisa que investigou as vivências de um grupo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que concluiu o Ensino Superior, identificando fatores associados a essa conclusão. O trabalho se justifica pela necessidade de mais pesquisas relacionadas ao sucesso escolar de pessoas com autismo na Educação brasileira, em especial, no Ensino Superior. A presente investigação se baseou na Teoria Histórico-Cultural, especialmente, nos postulados de Vigotski acercada Defectologia. A pesquisa foi realizada em Porto Velho, capital de Rondônia, e os critérios adotados para a seleção dos participantes foram: serem pessoas diagnosticadas com autismo, serem egressas do Ensino Superior e aceitarem participar do estudo. O instrumento utilizado para coletaros dados foi a entrevista semiestruturada eos dados coletados foram organizados e analisados via abordagem dialética, mediante a unidade de análise Relação entre vivências e seus processos de escolarização, composta por dois eixos de análise: i. Contexto histórico-cultural das vivências da pessoa com TEAe ii. O desenvolvimento da pessoa com TEA e seus processos de escolarização. A unidade de análise, com base nos achados revelados e nas contradições percebidas, indica que as relações com os familiaresse constituíram no fator mais determinante para que as três pessoas com autismo participantes da pesquisa obtivessem sucesso escolar e conseguissem concluir o Ensino Superior. O acompanhamento de profissionais e a medicação adequada também foram fatores preponderantes. Mas é necessária a ressalva de que nem todas as pessoas dispõem de um meio social propício a esse tipo de apoio.

Palavras-chave : Autismo; Defectologia; Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )