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Revista Educação Especial (Online)

versão On-line ISSN 1984-686X

Resumo

ANTONIOLI, Camyla  e  EISENBERG, Zena. A autonomia da pessoa com deficiência intelectual: uma revisão de literatura. Rev. Educ. Espec. [online]. 2023, vol.36, e68742.  Epub 24-Abr-2024. ISSN 1984-686X.  https://doi.org/10.5902/1984686x68742.

A autonomia da pessoa com deficiência é um assunto relevante para os campos da educação, da psicologia e dos direitos humanos. O objetivo deste artigo é caracterizar estudos teóricos e empíricos que orientam uma discussão sobre o tema da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Nesse sentido, apresenta-se uma revisão narrativa da literatura cobrindo 18 artigos publicados no período de 2010 a 2020. Os trabalhos analisados foram organizados em três categorias: perspectivas teóricas; público participante do estudo; e concepção de autonomia. Os resultados da revisão mostraram que dois referenciais teóricos se destacaram: os Estudos da Deficiência e a Teoria da Autodeterminação. Os artigos analisados deram relevância à perspectiva das interdependências como fundamento da discussão sobre a autonomia. Desse modo, argumenta-se que as relações de cuidado e apoio têm papel fundamental no desenvolvimento e incentivo da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Concluiu-se que, nos últimos anos, a perspectiva dada aos Estudos da Deficiência para as interdependências vem fomentando o debate da autonomia da pessoa com deficiência intelectual.

Palavras-chave : Pessoa com deficiência; Deficiência Intelectual; Autonomia.

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