Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
KOERNER, Rosana Mara. Os gêneros discursivos para práticas de leitura em casa e na escola pelo olhar do aluno de séries iniciais. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.02, pp.221-233. ISSN 1984-7114.
O presente artigo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa sobre gêneros discursivos utilizados em casa e na escola para práticas de leitura, a partir de entrevistas feitas com alunos de séries iniciais do Ensino Fundamental. São resultados parciais de uma pesquisa mais ampla desenvolvida ao longo de 2005, na cidade de Joinville-SC, que envolveu, também, pais e professores, além da Educação Infantil. Pretende-se contribuir para as crescentes discussões acerca dos gêneros discursivos e sua utilização no ensino da Língua Portuguesa, especialmente, no presente caso, no processo de alfabetização. Trata-se, na verdade, de um diagnóstico para verificar a que materiais de escrita, de fato, as crianças de séries iniciais têm acesso, tanto em casa como na escola. A partir daí, é possível propor atividades que busquem a ampliação do reconhecimento das práticas de leitura que se fazem socialmente, tendo como fim último, portanto, o letramento. Os principais autores que dão sustentação teórica às discussões são: Bakhtin (2000,1952, 1953), Marcuschi (2000) e Schneuwly e Dolz (1999).
Palavras-chave : Gêneros Discursivos; Leitura: Casa/Escola; Educação.