Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
FREIRE, Ida Mara. O professor face ao aluno com cegueira: uma pesquisa sobre representações sociais. Contrapontos [online]. 2006, vol.06, n.03, pp.453-464. ISSN 1984-7114.
Esse estudo buscou investigar as cognições sociais dos professores acerca da categoria definida de alunos com cegueira, pautando-se num referencial teórico-metodológico das Representações Sociais, que tem sido utilizada nos estudos de atitudes, estereótipos e percepções. Os participantes da pesquisa foram 97 professores atuantes no ensino regular e especial, subdivididos em dois grupos respectivamente. O procedimento para coletar os dados constituiu-se de um instrumento contendo itens de identificação dos sujeitos, palavras indutoras para associação livre. Os resultados apontam como a cegueira parece associada à noção de dificuldade pelos dois grupos de professores.
Palavras-chave : Formação de Professor; Inclusão; Aluno Cego; Representações Sociais.